sábado, 15 de janeiro de 2011

As bruxas dos contos de fadas

Como já comentei, aí vai mais um texto falando sobre o tema "bruxas".

            A imagem que quase todas as pessoas tem das bruxas, são aquelas que guardamos dos contos de fadas, onde sempre uma bruxa má acabava com os sonhos da princesa e do príncipe.
            Algumas histórias falavam até de bruxas, no meio do bosque, que colocavam criancinhas em seus caldeirões. E o pior de tudo, a história só tinha um final feliz, geralmente, quando a perversa bruxa morria ou despencava de um despenhadeiro, em meio a uma tempestade. O final esperado por todos, o da felicidade e da alegria, só era alcançado com o extermínio da poderosa má.
            O tipo físico da bruxa? Geralmente feia, muito feia mesmo. Independente de sua altura ou peso (alta, baixa, gorda ou magra).
            A bruxa sempre foi retratada como um ser repulsivo que poderia fazer qualquer maldade que fosse para atingir seus objetivos. Sua pitada de, geralmente era feita com uma verruga na ponta do nariz, com dedos muito longos e enrugados, apontando em direção ao objeto de sua perversidade.
            Com o poder de encantar pessoas, transformar príncipes em sapos, fazer de criancinhas suas escravas e tendo como aliados fiéis animais, como um corvo ou gatos pretos, a imagem que fica das bruxas é, realmente, arrepiante.
            O tema é abundante... No final, sabemos que a bruxa tornou-se um arquétipo da maldade, do lado negro do ser humano. Ela retrata o nosso lado mau.
            Se você parar e pensar um pouco na sua vida, vai lembrar que em muitos momentos, se tivesse os poderes de uma bruxa de contos de fadas, teria transformado algumas pessoas em estátuas ou sapos! Afinal, somos humanos. Não estamos no céu nem no inferno: estamos no planeta Terra. Não somos perfeitos, não somos santos: somos de carne e osso. Muitas vezes, o nosso instinto fala mais alto do que qualquer outra coisa, principalmente quando nossos sonhos são decepados por outras pessoas.
            Todos nós guardamos raiva e mágoa por coisas que nos acontecem e, de forma inconsciente, sempre temos um certo desejo de vingança pela dores sofridas.
            O termo Bruxa é pejorativo? Com certeza. Está impregnado de mistério, magia, ação. É impossível não ter uma estranha sensação ao ouvir esta palavra. Na antiguidade, ela fazia referência às mulheres velhas, ou jovens que sabiam manipular as energias da natureza. As curandeiras, benzedeiras.
            A palavra witch, bruxa em inglês, deriva do termo wit, que significa sábio. Se levarmos em consideração a origem da palavra em inglês, podemos associar que as mulheres chamadas bruxas, eram sábias, amavam a natureza, a Grande Mãe Terra, a Deusa Lua. Elas puderam, por séculos, usar livremente sua sabedoria, até que as religiões monoteístas suplantassem as antigas religiões da Grande Mãe.
            O arquétipo da maldade da bruxa vem de tempos muito antigos e foi reforçado no período da Inquisição, quando qualquer pessoa que praticasse atos que fossem diferentes do pregados pela Religião oficial era perseguida, torturada e até mesmo morta em fogueiras. E as antigas religiões cultuavam muitos deuses e eram carregadas de rituais para a natureza.

Fonte: Texto extraído do livro:   

“Bruxas de Verdade. Conhecendo e desvendando a Magia”
Autora: Ana Elizabeth Cavalcanti da Costa.






11 comentários:

  1. Olá Lola!
    Querida eu já tinha vindo aqui e vi sobre os textos, mas não é muito a minha praia não...

    Quanto as pessoas lerem, vá com calma, poste com um intervalo maior de tempo e faça visitas por aí porque as pessoas vem no seu blog. Vc ainda só tem 10 seguidores e com o tempo vai chegando mais gente. Nos meus primeiros posts eu recebia só um comentário ou até nenhum! Hoje vc pode ver lá quantos recebo e quantos seguidores tenho, só que já faz um ano e meio que tenho o blog. Tem que ter paciência e dedicação. Tudo é muito lento.
    Bjos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lola,

    Com certeza, já tive vontade de transformar algumas pessoas em sapo...hehe
    Ou quem sabe pedra.
    Mas ainda bem que não tenho tais poderes, pois com certeza me arrependeria logo do feito...
    Vou ler os posts anteriores :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Lola, bem interessante o tema dos seus textos, me fez pensar nas escolas, nas histórias que contamos e ouvimos.
    Quanto a sua visita em meu espaço, adorei, seja sempre bem vinda. É um blog informativo,mas estou a disposição para dúvidas. Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, completando a resposta acima, até onde aprendi a gelatina LIGHT é a vontade. O simulador de caminhadas, minha mãe tem e adora, e a Vânia do blog Cuidando do Corpo, diz que o resultado é muito bom. O importante é sempre consultar um profissional da área, para assim tomar decisões assertivas. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Lola, vc é que não me visitou mais... Legal os textos, vivendo e aprendendo apesar de achar que toda mulher é uma bruxa de verdade. Elas tem um 7º sentido que funcionam para fazer o mundo andar... Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lola, não pibliquei os comentários pq no final de semana fica difícil eu mexer no blog. Meus amores querem atenção 100% e ficam com ciúmes se eu fico no computador. Fora que é o tempo que eu tenho para fazer e resolver muitas coisas que necessitam da presença deles em casa.
    Não fiquei brava com nada não, viu. Não encana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Flôr li o texto, mas não faz minha cabeça, gostei de ver que está postando mais vezes. Continue assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Esteja convidada a participar da nossa blogagem dietética que acontece toda segunda!

    Seja bem vinda!

    Basta seguir o blog da Dieta Coletiva, se quiser!

    Bjos.

    Clau Finotti

    Agradeço a visita e o interesse.

    ResponderExcluir
  9. Salut Lola, des commentaires comme ceux des sorcières, j'aime les histoires d'horreur impliquant généralement que les sorcières, ils sont gentils, hein?
    Ici, presque personne ne parle sur France films d'horreur, tout le monde se précipita ta presque personne ne salue quelqu'un, une fois comprimentavão tout le monde, dans ses bras et discuté, mais aujourd'hui rien de tout cela.
    votre blog est très agréable et créatif et intelligent, mes félicitations.
    Laured

    ResponderExcluir
  10. Cara que legal! Recebi um comentário em francês. Está certo, eu não entendi nada, mas resolvi publicar assim mesmo.
    Vou pedir uma forcinha para o meu pai traduzir, mas só amanhã, porque agora já é tarde...
    Gostaria muito de me comunicar com essa pessoa, mas não deixou o e-mail.
    Laured, se você voltar por aqui, me deixa seu e-mail que eu entro em contato.
    Um beijo, Lola.

    ResponderExcluir
  11. se nem falo quem é esse tal de laured pra gente né lola

    ResponderExcluir

Olá, deixe um comentário! Ficarei muito feliz em responder! Se quiser deixe também sugestões e críticas! Abraços, Lola.