sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Trabalhando com a Diversidade

                Dia 09/11/2010 assisti a uma palestra na faculdade que faz parte da “Semana da Educação”. O título era “Trabalhando com a Diversidade”. Simplesmente, foi uma das palestras mais marcantes a que assisti.
                Falava de um projeto realizado em um EMEI aqui de São Paulo. Espero ter a oportunidade de conhecê-lo em breve e também obter a autorização para escrever mais detalhadamente sobre ele. Por ora, só posso adiantar que foram feitas várias pesquisas para um bom embasamento teórico sobre a questão do preconceito, envolvendo gêneros (masculino e feminino) e suas relações, raças, religiões, origem, condição social e deficiências físicas e/ou mentais.
                O desenvolvimento do trabalho foi realizar, através de uma representação simbólica, o uso de bonecas (isso mesmo: bonecas!) que apresentavam toda a sorte de diferenças analisadas nas pesquisas. Bonecas cadeirantes, obesas, negras, com Síndrome de Down, enfim representando todos os perfis de pessoas, inclusive aquelas que, dentro dos padrões socialmente aceitos, são consideradas normais.
                No início, o trabalho encontrou muitas resistências, mas a adaptação começa a dar seus sinais. Alguns funcionários levaram as bonecas para passar um final de semana com a família e foram orientados a relatar a experiência. Começou a acontecer. Em seguida, foram os alunos que, através de sorteio, tiveram a mesma oportunidade. As bonecas tem nome e um caderno que as acompanha para que se registre suas histórias de “vida”.
                Inicialmente, houve receio do que aconteceria com as bonecas nas casas das pessoas, mas o resultado não poderia ser melhor. Frequentemente, as bonecas voltavam lavadas, com roupas novas, lacinhos na cabeça, muito bem tratadas e “animadíssimas”.
                Uma das partes mais lindas do projeto são os relatos escritos pelas mães. E muitas vezes ditados pelas crianças (pois ainda não sabem escrever). São emocionantes!
                Enfim, já falei demais. Ainda não fui autorizada a postar este texto. No decorrer do dia espero que isso aconteça.
                Vamos torcer!
                Um abração da Lola.

3 comentários:

  1. Agora já posso publicar! Comecei a cumprir minha carga horária de estágio semestral na escola. Estou adorando. Depois conto as novidades.
    Lola.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flôr, como estás? Desculpe a demora em te responder, Veja se entendi bem o que você quer!
    Se quiser decorar o blog,vá em designs e em adicionar gadget,lá você poderá adiconar as propiedades que você quer.
    Visite outros blog elogie comente,assim conseguira fazer novas amizades.
    Pesquise assuntos relacionados ao teu blog e faça postagens.
    Lola decidi fazer um blog para me ocupar e te confesso está fazendo um bem enorme para mim.
    Decida sobre o que quer postar e mãos a obra. No google pesquise como ser uma blogueira de sucesso terá ótimas dicas.
    Vou estar torcendo por você, se quiser algum selinho do meu blog pode pegar, a maioria são de blogs estrangeiros. Uma blogueira que me deu dicas e a maior força, foi a Andréia Guim do BlogArt, ela é 10.
    Bjks e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Just blog walking and want to say hi to the owner, I'm enjoying reading your review/story

    thanks
    Dexter Season 5 Episode 2 Hello, Bandit

    ResponderExcluir

Olá, deixe um comentário! Ficarei muito feliz em responder! Se quiser deixe também sugestões e críticas! Abraços, Lola.