domingo, 4 de dezembro de 2011

Os “PORQUÊS” das coisas

 Acordei hoje me perguntando “por que” temos tanta necessidade de saber os ”porquês” das coisas.
        Impossível generalizar o funcionamento psíquico das pessoas, mas o fato é que as explicações ocupam um lugar de suma importância. Existe até um jargão veiculando na televisão atualmente e diz que “não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas”. Também já me sugeriram trocar o “por quê” pelo “para quê”.
        Embora eu ainda não tenha concluído a graduação, estou absolutamente envolvida com a pesquisa acadêmica, houve uma época em que quase me rebatizei com o nome “Projeto” e sobrenome “de Pesquisa”, mas agora, pensando rapidamente, observo que as indagações pertinentes às pesquisas, dificilmente se traduzem em “por quês” e sim em “como”, nos processos. Ufah, que alívio!!!
        Ontem participei de um congresso sobre Pedagogia Hospitalar (área que eu considerava horripilante e me sentia incapaz de atuar) e ouvi um relato de uma mãe de paciente que também era pedagoga (doutoranda). Ela questionou os por quês que tanto a acompanharam do decorrer do tratamento de seu filho. Até que, em dado momento, ela resolveu parar de perguntar os “por quês” de tudo aquilo que estava acontecendo e repetiu a si mesma uma passagem bíblica “tudo ocorre para o bem daqueles que amam o Senhor”. O que ela nos disse é que, a partir daquele instante, ela percebeu que precisava passar por tudo aquilo, o André, seu filho também. E independente do resultado final, ela viveria cada um daqueles dias, hora sofridos, hora com pequenas vitórias sem tanta tortura.
        Finalizando, pois o “post” já está longo e repetitivo. Digo que não quero mais saber os “porquês” das coisas, pois não serão respondidos satisfatoriamente e sempre daria para emendar um “por que” no final da frase.
        Que eu viverei me exercitando para excluir essa palavra do meu dicionário e entender que algumas respostas nunca virão e acredito não valer a pena perder tempo com tantas perguntas diante da vida à nossa frente.
Pensemos nisso. Um grande beijo, Lola
Bom domingo.

Um comentário:

  1. Oi Lola !!!!
    Que lindo esse texto,embora eu não saiba opinar valeu muito pra mim. Parabéns pelo teu empenho nos estudos!!!!
    Feliz final de semana!!!!
    Bjos Carinhosos.

    ResponderExcluir

Olá, deixe um comentário! Ficarei muito feliz em responder! Se quiser deixe também sugestões e críticas! Abraços, Lola.